" Deixe que cada um exercite a arte que conhece." (Aristóteles)

Projetos de Inovação

Projetos de Inovação beneficiam diferentes comunidades

A inovação é um dos pilares que sustenta uma Instituição de Ensino com qualidade.
A Biotecnologia é uma das áreas pesquisadas em projetos de inovação.

A UCS abriga mais de 100 projetos de inovação em andamento, que se caracterizam pela aplicação do conhecimento gerado na pesquisa acadêmica, como desenvolvimento de 
novos produtos.

   Muitos desses projetos são realizados em parceria com empresas privadas ou órgãos públicos. Somente com o apoioda Secretaria Estadual da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, a Universidade mantém cerca de 30 projetos de pesquisa. 

A UCS contempla nessas pesquisas as especificidades de cada região, beneficiando os municípios que compõem a sua área de abrangência: nos Campos de Cima da Serra, por exemplo, são pesquisados a cultura do feijoeiro e o cultivo de pequenas frutas, além do monitoramento do clima em estações agrometeorológicas. No Vale do Caí o foco das pesquisas se estende desde a citricultura e a floricultura até os materiais cerâmicos, já na Serra, existem projetos voltados para os setores metal-mecânico, de biotecnologia e de informática, entre outros.

Agência de Projetos

Para viabilizar esses e outros projetos de pesquisa, a Agência de Projetos da UCS, vinculada à Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Instituição, atende à comunidade acadêmica na orientação, elaboração e análise de projetos e orçamentos, na busca de recursos em instituições privadas e públicas. Segundo o coordenador de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, professor Marcelo Nichele, “a Agência auxilia na efetivação do contrato ou convênio e na execução e acompanhamento administrativo e burocrático dos projetos, interagindo com os outros setores da UCS”.A Agência atua como mediadora entre a academia e os parceiros dos projetos de pesquisa, fazendo o acompanhamento de todas as etapas. “O trabalho da Agência facilita para os pesquisadores, que podem se dedicar à execução do plano de trabalho dos projetos, e garante, para a UCS, parceiros e sociedade, o correto uso dos recursos, proporcionando tranquilidade aos envolvidos”, afirma Nichele.

Matéria extraída da revista Atos e Fatos. Março de 2012. 

Contatos: agpro@ucs.br - Telefone: (54) 3218.2723

NOTÍCIAS

EDITAIS - Objetivo dos Editais é divulgar para a comunidade acadêmica eventos e financiamento de projetos.

2014
2013
Interessados solicitar Editais com Vanessa pelo e-mail: vchoffmann1@ucs.br
PROJETOS




O Negócio a Negócio é um projeto do <http://www.sebrae-rs.com.br/> Serviço Brasileiro deApoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que conta com a parceria da Universidade de Caxias do Sul e oferece atendimento gratuito aos empreendedores individuais e microempresas, com faturamento bruto anual de até R$ 360.000,00. O programa prevê a realização de um diagnóstico empresarial, a implantação de um plano de ação, propondo soluções para a melhoria de sua empresa, e uma visita de acompanhamento das ações sugeridas.

Com esse serviço, você pode receber o atendimento especializado do Sebrae com foco em gestão empresarial, de forma presencial, gratuita e continuada. Mais de 86.000 empresas já receberam nossos agentes e obtiveram o diagnóstico empresarial e sugestões de aprimoramento de sua organização.
E-mail para contato: nn.ucs2010@gmail.com

Para os empresário que desejam serem atendidos: 0800 570 0800

O Projeto de Extensão Produtiva e Inovação tem como principal objetivo o aumento da eficiência e competitividade das empresas, o aumento da produção, do emprego e da renda, como meio para desenvolvimento dos setores econômicos e das cadeias e arranjos produtivos do Estado e suas regiões.
Ao mesmo tempo, aprimora nas empresas a cultura do investimento e a busca por inovação, tecnologias e conhecimentos junto a universidades, centros tecnológicos e de pesquisa, assessoria e capacitação, além de melhorar a capacidade dessas instituições em atender as reais necessidades das empresas. 

A Universidade de Caxias do Sul - UCS possui dois núcleos do projeto. A área de abrangência se encontra nas regiões da Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra. O núcleo da Serra está em sua segunda fase no programa e o núcleo das Hortênsias e Campos de Cima da Serra está no ínicio de suas atividades.

OBJETIVOS
  • Implantar Núcleos Regionais de Extensionistas - formados por engenheiros, economistas, administradores, entre outros profissionais - em parcerias com universidades públicas e comunitárias visando ao atendimento de empresas, produtores, cooperativas e APLs.
  • Aumentar a eficiência das empresas por meio do assessoramento direto, visando a solução de problemas e o estabelecimento de melhorias nos aspectos da gestão, planejamento, custos, processo, produto e inovação.
  • Apoiar as empresas no planejamento para investimentos de expansão e inovação.
  • Proporcionar que as empresas gaúchas busquem maior apoio junto a instituições ofertantes de serviços produtivos as empresas.
  • Contribuir para a ampliação da rede de oferta de serviços produtivos a empresas.
PÚBLICO-ALVO

Empresas, preferencialmente indústrias de pequeno e médio porte, participantes de APLs e/ou de setores priorizados pelo Sistema de Desenvolvimento do Estado, pelas comunidades regionais e pelos planos de desenvolvimento do COREDES.

Cada região terá um fórum regional composto pela representação dos COREDES, das entidades empresariais e dos trabalhadores, prefeituras e outras instituições, com a tarefa de apontar as prioridades de atendimento. Conforme as prioridades, as empresas serão selecionadas e participarão voluntariamente do PROJETO.

A participação no PROJETO é gratuita, mas as empresas deverão se comprometer a realizar investimentos ou contratar serviços para implementar as ações propostas pelos Extensionistas em valores de até 30% do custo do projeto.

COMO ACESSAR

Acompanhe nos sites http://www.agdi.rs.gov.br/  e www.saladoinvestidor.rs.gov.br a implantação dos núcleos e onde encontrá-los. 

Informações:

NEPI Serra Fase II - 
Coordenador: Rodrigo Borges 
E-mail: rbberton@ucs.br

NEPI Hortênsias e Campos da Serra
Coordenador: Sérgio Luiz Pezzi
E-mail: slpezzi@ucs.br




Projetos de Reassentamentos Urbanos

Objetivo Geral:
Prestar serviços na elaboração, execução e ou assessoramento de Trabalhos Técnico Social direcionados à capacitação de famílias em situação de vulnerabilidade passiveis de assentamento e reassentamentos urbanos em programas habitacionais, possibilitando, mediante demanda dos municípios.

Objetivos Específicos:

a ) Para a Instituição:
  • Criar espaços interinstitucionais, interdisciplinares e multidisciplinares de potencialização das ações extensionistas de inserção comunitária, compartilhando os conhecimentos científicos e populares em práticas/trocas ( acadêmicas) inovadoras e renovadoras.
b) Para os Professores e Técnicos:
  • propiciar o desenvolvimento de estratégias socioeducativas na diversidade dos saberes produzidos na academia;
  • (re)criação e transformação do fazer de metodologias em ações e ou atividades com a comunidade;
  • incentivar a produção acadêmica/científica
  • contribuir e estimular o protagonismo dos acadêmicos em projetos comunitários.
c) Para os Acadêmicos:
  • promover vivências e aproximação com a realidade social;
  • proporcionar o desenvolvimento de múltiplas habilidades e competências, através das vivências extensionistas e comunitárias;
  • criar condições para o repasse e incorporação dos conhecimentos científicos à vida comunitária;
  • testar o conhecimento teórico, possibilitando o registro dos fazeres e práticas populares;
  • desenvolver e ou contribuir para a produção científica/acadêmica.
d) Para a Comunidade:
  • possibilitar espaços constantes de aprendizagem e trocas de saberes e práticas;
  • estabelecer relações de vivência/convivência com a apropriação e discussão da realidade comunitária;
  • estimular a produção de metodologias inclusivas renovadoras
Síntese:

Os Reassentamentos Urbanos são decorrentes da necessidade de alterações nos padrões e/ou locais de moradia de famílias que ocupam áreas expostas à situações de risco ambiental, vulnerabilidade social ou com vocação de ampliação urbanística. Os trabalhos consideram estudos, pesquisas, publicações e sistematização de dados dos diversos órgãos públicos e empresas privadas envolvidos nos processos de reassentamento urbano. As atividades são planejadas com flexibilidade de horários para adequar os trabalhos às necessidades e diversidade do público referencial, e são constituídas por ações multi e transdisciplinar para atender as demandas dos municípios da região dentro das normativas do Ministério das Cidades e demais órgãos de governo.

Trabalhos Técnicos Sociais em Execução: 

Projeto de Reassentamento do Bairro Fátima Baixo: 346 famílias capacitadas para as novas realidades habitacionais.
Projeto Multissetorial Integrado: 180 famílias em capacitação.
Projeto Campos da Serra I: 120 famílias capacitando-se para o pós ocupação.
Projeto Campos da Serra II: 120 famílias capacitando-se para o o pós ocupação.
Projeto Campos da Serra III: 180 famílias em capacitação para novas realidades habitacionais.
Projeto Campos da Serra IV: 120 famílias capacitando-se para o pós ocupação.

Saiba mais sobre o Projeto de Humanização do Trabalho Técnico Social

FOTOS (Clique na foto para abrir)

Nenhum comentário:

Postar um comentário