" Deixe que cada um exercite a arte que conhece." (Aristóteles)

orquestra propsta historico

Proposta

A Orquestra Sinfônica da UCS tem como fim primordial a formação e a consolidação de uma cultura artístico-musical permanente e de boa qualidade, que possa ter influência na vida e no cotidiano das pessoas, no âmbito local e regional. Para tal, procura mover-se como fomentadora da cultura, dentro e fora da Universidade.
Integrada à missão e aos objetivos sociais, educativos e culturais da Universidade de Caxias do Sul, a Orquestra privilegia a difusão da cultura com ações que oportunizam o acesso à música erudita.

Busca o constante aperfeiçoamento de seus integrantes, desenvolvendo trabalhos com maestros e solistas convidados, nacionais e estrangeiros. Essa interação contribui enfaticamente para o crescimento qualitativo da Orquestra, já que o compartilhamento das habilidades destes profissionais traz novos conhecimentos e novas experiências, desenvolvendo “Escola” com seus músicos. Os programas apresentados são fonte de informação e de saberes, transmitidos ao público no decorrer do Concerto.

Fonte: texto extraído do site: http://www.ucs.br/site/ucs/orquestra/proposta. Julho 2012.


Histórico

A Orquestra Sinfônica da UCS surgiu a partir da Orquestra de Concertos de Caxias do Sul mantida pela Sociedade de Cultura Musical – SCM.
A Sociedade de Cultura Musical, entidade de iniciativa privada, sem fins lucrativos, firmou no ano de 2001, acordo com a Universidade de Caxias do Sul que assumiu as atividades desenvolvidas pela SCM.
Instituiu-se a partir daí a Orquestra Sinfônica da UCS.
A importância de uma Orquestra no contexto histórico-cultural e artístico de uma sociedade foram os fatores responsáveis para a concretização do acordo com a Sociedade de Cultura Musical, possibilitando a continuidade de um projeto capaz de produzir efeitos de imensurável valor moral, ético e humano.

Fonte: texto extraído do site: http://www.ucs.br/site/ucs/orquestra/historico. Julho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário