" Deixe que cada um exercite a arte que conhece." (Aristóteles)

Ética em pesquisa

Comitê de Ética em pesquisa da UCS

O Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Caxias do Sul (CEP/UCS) é um colegiado interdisciplinar e independente, com "múnus público", criado para aprovar ética e cientificamente as pesquisas envolvendo seres humanos, bem como acompanhar e contribuir com o seu desenvolvimento.
 Criado pela Reitoria da Universidade de Caxias do Sul (Portaria nº 333) em 27 de agosto de 1999 teve sua renovação de registro na CONEP- Comissão Nacional de Ética em Pesquisa em 25 de junho de 2011(Ofício N°. 1575/CONEP/CNS/MS), o CEP/UCS segue e atende às diretrizes da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, órgão do Ministério da Saúde, tendo como missão: salvaguardar os direitos e a dignidade dos sujeitos da pesquisa, contribuindo para a qualidade das pesquisas e para a discussão do papel da pesquisa no desenvolvimento institucional e no desenvolvimento social da comunidade.
O CEP/UCS exerce ainda papel consultivo, em especial papel educativo a fim de assegurar a formação continuada dos pesquisadores da Instituição e promover a discussão dos aspectos éticos das pesquisas em seres humanos na comunidade, o que se dará através da promoção de diferentes atividades tais como: seminários, palestras, jornadas, cursos e estudo de protocolos de pesquisa.

A partir do dia 20 de dezembro de 2010, com a extinção do CEP/FUCS, o CEP/UCS assumiu as pesquisas em andamento.
Comissão de Ética no uso de animais da Universidade de Caxias do Sul

A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Universidade de Caxias do Sul foi instituída através da Portaria n.º 106 de 04 de novembro de 2010 e está ligada à Pró-Reitoria Acadêmica e Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico através da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico.

A CEUA tem por finalidade desempenhar papel consultivo e educativo sobre as práticas pedagógicas e de pesquisa desenvolvidas dentro da UCS. Seu trabalho consiste em analisar, em sua totalidade, os protocolos de experimentação, nos âmbitos de ensino e pesquisa, que necessitem do uso de animais e emitir parecer sobre os mesmos segundo a legislação nacional e conforme princípios éticos de experimentação animal preconizados pelo Colégio Brasileiro de Experimentação Animal (COBEA).

A CEUA tem por missão contribuir para o aprimoramento das atividades envolvendo a utilização de animais, desenvolvidas na UCS, para a adequação dos procedimentos realizados na universidade às normas federais e internacionais e para o desenvolvimento de ações e cenários que permitam a discussão e a reflexão da ética em pesquisa envolvendo animais entre docentes e discentes da UCS e a sociedade civil.

Para submissão de projetos na CEUA deve-se entregar na Sala 321 do Bloco A um CD contendo o projeto de pesquisa e os formulários devidamente preenchidos, além da página de assinatura impressa e assinada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário