" Deixe que cada um exercite a arte que conhece." (Aristóteles)

Desenvolvimento Cultural

A Orquestra


A Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul – Osucs integra os vários programas que a Universidade possui em prol da formação artístico-cultural da cidade e da região. As atividades tiveram início em outubro de 2001, com concerto de estréia no dia 22 de novembro do mesmo ano. 
Sua estrutura é formada por coordenação artística, equipe de apoio e músicos, distribuídos entre cordas, madeiras, metais e percussão.

O objetivo da Orquestra Sinfônica da UCS é fazer e fomentar a música de concerto em seu maior grau de eruditismo, ou seja, com qualidade, para assim contribuir no desenvolvimento cultural do indivíduo, com vistas no resultado do coletivo, agindo em prol da construção de uma sociedade culturalmente enriquecida.
O planejamento das atividades é organizado a fim de estabelecer esse papel educativo e social, coeso a instituição Universidade de Caxias do Sul.

Fonte: Matéria extraída do site: http://www.ucs.br/site/ucs/orquestra/capa/constituicao/. Julho de 2012.

Saiba mais:
Cinema

A UCS como universidade comunitária local e regional, formadora e geradora de conhecimento, é um espaço que deve levar à investigação, experimentação, criação e inovação nas diferentes áreas do conhecimento, preocupada com a qualidade nas suas práticas educacionais.

O cinema da UCS, foi criado em 14 de setembro de 2001, a fim de promover atividades culturais, estimular e apoiar a realização de eventos científicos com vistas ao cumprimento de sua missão enquanto instituição de ensino superior e atendendendo as demandas da região.

Inaugurado oficialmente o cinema da UCS, em 19 de abril de 2002, com a presença da diretora e atriz Lucélia Santos, com a exibição do documentário "Timos Lorasae-o massacre que o mundo não viu", seguida de debates com universitários, professores e comunidade, o cinema passou a ser considerado um diferencial e a UCS entrou na lista das primeiras universidades do país que possui um cinema e uma instituição de ensino superior.

A UCS enquanto entidade comunitária, considerando sua responsabilidade social pode e deve constituir espaços do qual compartilham o comunitário e a comunicação. Orientada pelo diálogo , pela participação e pelos aparatos comunicativos, a imagem, a voz, o discurso devem estar ao alcance da coletividade.

Especificamente quanto à linguagem audiovisual, há uma determinada concordância que ela  além de manifestação artística registra a história de regiões, países, civilizações, assim constitui-se como instrumento formador de conhecimento e de informação. Considerando o espaço do cinema como ação de comunicação e cultura, pode ser colocado na perspectiva de suprir necessidades, "não apenas materiais mas, sobretudo, as inspirações intelectuais, humanistas, simbólicas ( Figaro, 2006, p.11). Ou seja, o cinema pode ser traduzido como um dos modos de circulação, e expressão de diferentes concepções sobre a realidade e sobre o cotidiano, espaço possível de interlocução social e política entre diferentes sujeitos, de democratização de falas, pensamentos, vivências e culturas. Internamente o Cinema da UCS serve como espaço de aprendizagem e apropriação da cultura enquanto articuladora de diversos saberes, portanto, um laboratório de aprendizado interdisciplinar.



Notícias:


UCS Teatro


O UCS Teatro consolidou, desde sua inauguração em 24 de agosto de 2001, seu perfil multicultural diante do público, por fazer parte da estrutura de um campus universitário. Está habilitado com serviços, recursos técnicos e acomodações para atender com qualidade e tecnologia as mais diversas manifestações artísticas.

Com capacidade para 750 pessoas, distribuídos em mezanino, balcões, camarotes, platéia, sala vip e 4 lugares para cadeirantes ou pessoas obesas, permitindo ao expectador, visão e audição perfeitos em qualquer lugar. Inclui também banheiro para portadores de deficiência.

No térreo contempla, copa, banheiros e 3 camarins para receber artistas, palestrantes e outras personalidades acadêmicas ou geral.


Sala Florense

A Sala Assinada Florense, situada no Bloco M da Cidade Universitária, é uma parceria com a Fábrica de móveis FLORENSE Ltda, localizada em Flores da Cunha/RS.

Sala destinada a receber eventos, como palestras, encontros, reuniões e outros, que comportem a capacidade de até 60 pessoas.


Ambiente climatizado, cadeiras estofadas e confortáveis, equipamento multi-mídia, telão e bandeiras, com atendimento personalizado e agendamento prévio.


Teatro do Bloco B
 
O Teatro do bloco B foi criado na década de 90 para atender o curso de Ed. Artística que deveria oferecer a disciplina Cênica aos seus alunos.

Além dos alunos, por ali passaram artistas da cidade que iniciaram sua formação e criaram grupos teatrais atuantes até hoje.
                    
O teatrinho do B como é conhecido, dispõe de 170 lugares, uma cabine de som, sanitários, bilheteria e camarim com espelhos.
Atualmente é utilizado pelo CETEC, Coro Vívere, Coro da UNTI, Quinteto de Metais, Coro da UCS e pelos alunos de Pedagogia da UCS.
                     
Poderá ser alugado pela comunidade e as datas disponíveis são: sextas- feiras à noite, sábados e domingos. 
                                                     
 - Agendamentos 3218 25 14 com Ana Alberti


Nenhum comentário:

Postar um comentário