" Deixe que cada um exercite a arte que conhece." (Aristóteles)

sexta-feira, 28 de março de 2014

Desenvolvimento Cultural

 Não perca a Mostra de Cinema Brasileiro!!!
 


Todas as Sextas e Sábados tem sessões com entrada franca no UCS CINEMA. Às 16h tem a Mostra Infantil e às 18h a Mostra Panorama, filmes com classificação etária entre 12 e 16 anos. Nos meses de fevereiro e março a programação Curta o Verão 2014 terá exibições de curtas metragens com temas que abordam aspectos sociais e a cultura do nosso país.


UCS CINEMA - 16h e 18h - ENTRADA FRANCA

Dias 28 e 29 de MARÇO – 16h00
Animações para crianças (que todos adoram!)
Classificação Livre

Esta seleção de curtas-metragens de animação mostra a grande qualidade da produção brasileira no gênero. Voltada para crianças maiores e jovens, traz obras como a fábula fantástica “Os anjos do meio da praça”, recordista de prêmios em festivais, e também obras esteticamente experimentais, como A viagem de um barquinho. Todos são exemplos de filmes que envolvem, divertem e ao mesmo tempo estimulam os espectadores a pensar sobre temas como a coragem de não abrir mão dos próprios sonhos, o consumismo, o cuidado com o meio ambiente e a valorização da cultura brasileira. O programa ainda mostra às crianças diferentes técnicas de animação e variados processos de realização, desde filmes 3D produzidos por estúdios profissionais, até obras como As curvas de Niemeyer, animação em stop-motion feita por 150 crianças de escolas públicas de Vitória. Os filmes apostam na inteligência das crianças, e comprovam que a animação é uma linguagem capaz de agradar a todos.

FILMES:
· A viagem de um barquinho de Márcio Emílio Zago
SP, 2010, Animação, PB, 4 min.
· As curvas de Niemeyer de 150 alunos da rede municipal de ensino de fundamental de Vitória - ES 
ES, 2010, Animação, Colorido, 10 min.
· Como se fala na Terra de Ale McHaddo
SP, 2010, Animação, Colorido, 6 min.
· Obsoleto de Heitor Mendonça dos Santos, Leandro de Souza e Victor Mendonça dos Santos
RJ, 2011, Animação, Colorido, 5 min.
· Os anjos do meio da praça de Alê Camargo e Camila Carrossine
SP, 2010, Animação, Colorido, 10 min.
· Purgamentum de Yannet Briggilet
SC, 2011, Animação, Colorido, 10 min.
· TamanduAbandeira de Ricardo de Podestá
GO, 2011, Animação, Colorido, 8 min.

Dias 28 e 29 de MARÇO – 18h00
Mostra Panorama – Diferenças
Classificação: 14 anos
Uma das capacidades mais importantes do cinema é a de conseguir nos aproximar da vida de pessoas cuja realidade desconheceríamos de outra maneira. Seja pelo acesso a filmes de países distantes ou pelas narrativas em outros tempos históricos, o cinema sempre funciona como uma janela aberta ao outro. Mesmo que os filmes presentes nessa coletânea nos apresentem histórias bem próximas geograficamente e que se passem em tempos contemporâneos, ainda assim o que veremos será a possibilidade do contato com realidades bem distintas. Assim, conheceremos o mundo através da perspectiva de deficientes visuais (Reminiscência) e auditivos (O resto é silêncio), de anões (Criaturas que nasciam em segredo), daqueles que a sociedade considera como loucos (Príncipe do fogo) ou tão-somente daqueles que partilham hábitos ou crenças bastante particulares (Labirinto e Patuá). Ao final, vemos que estes 'outros', mesmo que a princípio distantes, são de fato bastante parecidos com todos e cada um de nós.

FILMES:

▪ Labirinto Margarita Hernández e Tibico Brasil, CE, 2002
▪ Reminiscência Eduardo Nunes, RJ, 2001
▪ Patuá Snir Wein, RJ, 200,
▪ O resto é silêncio Paulo Halm, RJ, 2003
▪ Príncipe do fogo Silvio Da-Rin, RJ, 1984
▪ Criaturas que nasciam em segredo Chico Teixeira, SP, 1995

A mostra propõe aos cinéfilos cerca de 280 títulos entre curtas, médias e longas-metragens dos mais diversos gêneros, épocas e cinematografias. A seleção é um panorama da produção brasileira, com temas que abordam aspectos sociais e a cultura do nosso país.

A programação é uma parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca, tem o Financiamento da LIC Municipal e Patrocínio de Unimed Nordeste-RS e Empresas Randon. A curadoria é de Varsóvia Educação e Cultura, idealização e produção de Elisabete Souza e apoio do GRAAL - Grupo de Apoio ao Audiovisual e UCS Cinema. Contato: c/ Elisabete Souza bete.souza@ghotmail.com.br (54) 9996-1244.

Acompanhe a programação no Blog: 

http://www.mostradecinemabrasileiro.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário