" Deixe que cada um exercite a arte que conhece." (Aristóteles)

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Projetos de Inovação

Porto Alegre – Iniciativa que leva para milhares de microempresas e microempreendedores individuais (MEIs) as soluções em gestão empresarial do SEBRAE/RS, de forma presencial, gratuita e continuada, o Programa Negócio a Negócio vai ser ampliado em 2014, com a realização da etapa III. O foco será o atendimento de empreendimentos que tenham participado das etapas I e II da ação, e que pertençam aos segmentos de comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, cabeleireiros e restaurantes e similares.

Em reunião com representantes das universidades parceiras desta nova etapa do programa, o diretor Técnico do SEBRAE/RS, Marco Kappel Ribeiro, falou da importância de se ampliar o escopo de atendimentos e diversificar a entrega de soluções, privilegiando processos inovadores. “Temos observado que cerca de 95% das empresas que recebem o diagnóstico empresarial e o plano de ação que propõe melhorias para o negócio são do comércio varejista. E, neste setor, os segmentos elencados são os que mais buscam os nossos agentes de orientação”, enfatiza. Serão parceiras do SEBRAE/RS na nova etapa do Negócio a Negócio a Universidade de Passo Fundo (UPF), a Universidade de Caxias do Sul (UCS), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), de Porto Alegre, e a FEEVALE, de Novo Hamburgo.

Kappel ressalta que a expectativa é de que os agentes de orientação saiam a campo para atender as empresas elencadas a partir do início de abril deste ano. “A nossa meta global para essa nova etapa do Negócio a Negócio é atender a 5 mil empresas ao longo de 2014, sendo 4 mil microempresas e mil MEIs”, diz. Cada instituição de ensino superior parceira será responsável por realizar 1.250 atendimentos in loco, personalizados, continuados e gratuitos.

O Negócio a Negócio é uma iniciativa do SEBRAE/RS, realizada em parceria com universidades gaúchas, que está presente em todo o Estado desde 2010. “É a maneira que encontramos de avaliar a evolução dos negócios das nossas microempresas e dos microempreendedores individuais. Muitos dos empreendedores atendidos nessa ação tiveram seu primeiro contato com o SEBRAE por meio do programa. "É bom saber que estamos construindo novos laços e fortalecendo o relacionamento com outras empresas que nunca tinham buscado ajuda na instituição", explica Kappel.

As etapas I e II do Negócio a Negócio, em 2013, atingiram 51.846 empresas, com 149 mil atendimentos realizados pelos agentes de orientação. Em quatro anos de execução, a iniciativa já chegou a 179 mil empreendimentos em todo o Rio Grande do Sul. E a meta para 2014 é atender 52.430 empresas nestas duas etapas. São parceiras do SEBRAE/RS para a concretização desta meta as universidades FACCAT, FADERGS, FEEVALE, PUCRS, UCPEL, UCS, UFSM, UNIJUÍ, UPF e URCAMP.

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