" Deixe que cada um exercite a arte que conhece." (Aristóteles)

sexta-feira, 23 de agosto de 2013



 Projetos de Inovação 
 
Conheça o Projeto de Humanização do Trabalho Técnico Social

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

 Projetos de Inovação

Projeto Reassentamentos Urbanos, promove evento "Escola Para Pais"

No último sábado, dia 17 de agosto, no salão da Igreja Nossa Senhora das Graças, ocorreu o evento "Escola Para Pais". Esse evento é uma iniciativa do projeto de Reassentamentos Urbanos em parceria com a UCS, que reconheceu a importância de uma implantação da escola Para Pais, considerando a necessidade de retomada da responsabilidade das famílias com a educação e orientação dos seus filhos.

A  Escola para Pais, procura repassar  ensinamentos  através de oficinas, palestras, workshop e encontros. Os palestrantes, Esteves Rosa e Raquel Dessoti, da Guarda Municipal, fizeram uma apresentação de capacitação para os pais conhecerem os serviços prestados pelos órgãos de segurança da cidade, além de comentarem a importância de manterem os filhos ocupados com cursos e outras atividades que sejam positivas para sua formação.

Neste contexto, foram entregues folders divulgando os cursos do PRONATEC, informando que as inscrições aconteceriam no dia 20 de agosto para as famílias cadastradas no sistema  Cadastro Único. Também foram entregues 660 convites com as observações necessárias para que as famílias consigam efetuarem sua inscrição com sucesso.

Confira as fotos do evento
5º Reunião dos Agentes de Orientação Empresarial do projeto Negócio a Negócio 2013


No dia 16 de agosto, aconteceu a 5º Reunião dos Agentes de Orientação Empresarial do projeto Sebrae Negócio a Negócio, que conta com a parceria da UCS.

Após um coffe break com os agentes, o Coordenador de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Marcelo Nichele, deixou suas saudações desejando a todos boa sorte nas próximas etapas do programa.


Neste encontro, esteve presente os Gerentes Regionais da Serra Gaúcha, Pablo Paixão Lovato e Alcir Cardoso Meyer, que em um breve discurso, apoiaram os integrantes do Negócio a Negócio, auxiliando os participantes a interagirem no Programa Sebrae para empresas avançadas. O programa visa reconhecimento e cria grade de qualificação para a equipe. Após, os agentes foram surpreendidos com sorteios de brindes oferecidos pelo Sebrae.

O professor e Coordenador do projeto, João Vicente Godolphim, divulgou as metas finais e o andamento do Negócio a Negócio até o mês de agosto, relatando que o grupo teve um empenho excepcional, atingindo números significantes de atendimentos para o programa. “No Rio Grande do Sul nenhuma equipe é melhor em qualidade nesse ramo”, afirma o Gerente Regional da Serra Gaúcha Alcir Cardoso Meyer. 

No final da congregação, houve uma emocionante despedida de uma das agentes de orientação empresarial, seguido de palavras de gratidão de seus colegas. A reunião foi finalizada com uma foto do grupo. 


Saiba Mais sobre o projeto: http://cidtucs.blogspot.com.br/p/projetos-de-inovacao.html

Confira as fotos do evento

terça-feira, 20 de agosto de 2013

 Projetos de Inovação

Projeto Reassentamentos Urbanos apresenta resultados de satisfação das famílias amparadas
  

Na última sexta-feira, dia 16 de agosto, foi reunido os Técnicos Sociais da Caixa Econômica Federal e da Secretaria da Habitação, além de, professores, funcionários e acadêmicos que atuam nos Projetos de Reassentamentos Urbanos, apoiado pela UCS, para a apresentação dos resultados do levantamento do grau de satisfação das famílias amparadas quanto à acessibilidade e qualidade dos serviços públicos observados após a ocupação das moradias.
 
O levantamento foi coordenado pela Prof. Drª Maria Fernanda de Oliveira Nunes, tendo como responsáveis as acadêmicas Morgana Formulo e Patricia Duarte do curso de arquitetura, que utilizaram a experiência como trabalho de estágio curricular. Cerca de 20 pessoas participaram do encontro que envolveram atividades de entrevistas, seguindo as diretrizes e indicadores do Ministério das Cidades para avaliações de pós ocupação.
 
O levantamento é uma exigência do Trabalho Técnico Social, e foi implementado junto às famílias do Loteamento Popular Victório Trez e dos Residenciais Campos da Serra I e Campos da Serra II. 

Os Reassentamentos Urbanos, são projetos decorrentes da necessidade de alterações nos padrões e/ou locais de moradia de famílias que ocupam áreas expostas à situações de risco ambiental, vulnerabilidade social ou com vocação de ampliação urbanística.

Saiba mais sobre o projeto: http://cidtucs.blogspot.com.br/p/projetos-de-inovacao.html

Confira as fotos do evento

CONVITE
Edição Especial de Aniversário e 
comemorativa dos 100 anos do Hospital Pompeia


Caros amigos, NESSE DOMINGOdia 25 de agosto,  tem Concertos ao Entardecer com apresentação do 
GRUPO DE CORDAS DA ORQUESTRA SINFÔNICA DA UCS

segunda-feira, 19 de agosto de 2013



Governo do Estado assina convênios com 8 novos APLs

No dia 14 de agosto, o Governo do Estado assinou os convênios com oito novos APLs (Arranjos Produtivos Locais) da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), seu objetivo era atingir a meta de 20 APLs apoiados no Estado. Segundo o governador Tarso Genro, os arranjos são fundamentais para que o Rio Grande do Sul obtenha patamares de crescimento acima dos índices do país. 

O conjunto de 20 arranjos apoiados reúne 18 mil empreendimentos, que empregam 307 mil trabalhadores em 19 regiões do Estado. Também serão concedidos R$ 21 milhões, em quatro anos, para serem usados na estruturação e manutenção de uma entidade gestora que confira capacidade técnica para gestão de projetos do arranjo. A Universidade de Caxias do Sul - UCS, apoia diretamente os APL's da Serra.

Os novos APLs apoiados são: APL de Tecnologia da Informação e Comunicação da Região Central, APL de Agroindústria Familiar Vale do Rio Pardo, APL do Polo Naval do Jacuí, APL de Tecnologia da Informação da Serra Gaúcha, APL de Agroindústria Familiar Vale do Taquari, APL do Polo Naval e Offshore do Rio Grande, APL do Complexo Industrial da Saúde da Região Sul, APL Metalmecânico da Região Central.

No evento, também foi marcado para o final de outubro a 2º Conferência Estadual de APLs, para debates e propostas orientações para as políticas públicas voltadas aos arranjos. Foi assinado o FundoAPL, que possibilita que os arranjos recebam os recursos para a realização de projetos.

Confira as fotos