" Deixe que cada um exercite a arte que conhece." (Aristóteles)

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Desenvolvimento Cultural

Caros amigos, no dia 7 de novembro, quinta-feira,
acontece a 9ª edição do programa QUINTA SINFÔNICA,
temporada 2013, com apresentação da Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven.


SERVIÇO:

Evento: Quinta Sinfônica –  9ª edição – temporada 2013 
Apresentação: Orquestra Sinfônica da UCS
Participação Especial: Coro Sinfônico da Ospa e convidados
Solistas Convidados: Stephanie Tingler - soprano; Rose Carvalho - mezzo-soprano; Eduardo Bighelini - tenor; Dan Germano - Baixo
Regência: Manfredo Schmiedt
Data: 7 de novembro de 2013 - quinta-feira
Hora: 21 horas
Local: Igreja Imaculada Conceição (Capuchinhos)  – Caxias do Sul – RS
Entrada Franca
Orquestra Solidária: doe alimentos não perecíveis
Promoção: Universidade de Caxias do Sul e LionsEduC
Patrocínio: Unimed Nordeste - RS
Apoio: SIMECS
Informações: (54) 3218 2610 

Convide seus amigos e familiares, repasse esse convite para sua lista de contatos.
Até o concerto!

A sinfonia Nº 9 em ré menor, op. 125, "Coral",  foi a última sinfonia completa composta por Ludwig van Beethoven. Concluída em 1824, a sinfonia coral mais conhecida como Nona Sinfonia é uma das obras mais conhecidas do repertório ocidental, considerada tanto ícone quanto predecessora da música romântica, e uma das grandes obras-primas de Beethoven.

A nona sinfonia de Beethoven incorpora parte do poema An die Freude ("À Alegria"), uma ode escrita por Friedrich Schiller, com o texto cantado por solistas e um coro em seu último movimento. Foi o primeiro exemplo de um compositor importante que tenha utilizado a voz humana com o mesmo destaque que a dos instrumentos, numa sinfonia, criando assim uma obra de grande alcance, que deu o tom para a forma sinfônica que viria a ser adotada pelos compositores românticos.

Sobre os solistas:

Stephanie Tingler - soprano

Dra. Stephanie Tingler, considerada recentemente como “extraordinária” pelo compositor, libretista e produtor Sheldon Harnick, interpretou importantes papéis operísticos, tais como a “Rainha da noite” na Flauta Mágica (Mozart), “Adina” no Elixir do Amor (Donizetti) e Nanneta em Falstaff (Verdi), bem como papéis no teatro musical. Estagiou na Lyric Opera of Cleveland e já se apresentou com diversas companhias de óperas e em concertos de árias com a Athens Symphony Orchestra e com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Como solista, colaborou com os maestros Gary Sheldon, Albert Ligotti, John Gordon Ross, Yoel Levi, Erich Kunzel e Carl Topilow. Reconhecida como uma intérprete excepcional do repertório de canções, foi escolhida para participar do prestigioso Cleveland Institute of Music Art Song Festival, e realizou recitais pelo meio-oeste e sudeste norte-americano com programas e formações instrumentais diversos.

Além de sua carreira como intérprete, também tem sido reconhecida como professora, pesquisadora e escritora. Dra. Tingler realizou master classes de canto em diversas instituições nos Estados Unidos e também no Brasil, apoiada pelo Ministério da Cultura e pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Seus artigos sobre pedagogia vocal e bem estar foram publicados em diversos periódicos. Tem apresentado também palestras sobre questões de saúde cruciais para cantores e outros profissionais que utilizam a voz.
Stephanie Tingler tem diplomas em literatura inglesa e americana pela East Carolina University e em Vocal Performance pela Northern Kentucky University. É mestre de música pelo Cleveland Institute of Music e Doutora em Artes Musicais pela Ohio State University. Leciona na Georgia School of Music desde 1992, instituição na qual dá aulas de canto e pedagogia vocal na graduação e pós-graduação.

Rose Carvalho, mezzo-soprano

Natural de Porto Alegre, a mezzo-soprano Rose Carvalho iniciou seus estudos no canto lírico sob a orientação da professora Gisa Volkmann. Participou de cursos e masterclasses ministrados por profissionais como: Carlo Colombara (Itália), Ana María González (Espanha), Laura de Souza (RS), Claudio Ribeiro (RS), entre outros. Tem se destacado como solista em concertos na capital e interior do estado do RS com as orquestras Fundação Cultural de Feliz,  SESI/FUNDARTE, Orquestra Sinfônica da UCS, Orquestra Unisinos Anchieta, Orquestra Sinfônica de Carazinho e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.
Em 2012 fez parte do elenco da ópera "Dido e Enéias", de Henry Purcell, interpretando a Feiticeira na montagem que marcou o início do projeto chamado “Ópera na Ufrgs”, sob regência de Diego Schuck. No mesmo ano interpretou a Lola da Ópera “Cavalleria Rusticana” de Pietro Mascagni, com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, sob regência de Enrique Ricci. Em 2013 interpretou a Maddalena da ópera “Rigoletto” de Giuseppe Verdi, no projeto “O resumo da ópera – Terças Líricas do Palácio da Justiça de Porto Alegre”. No segundo ano do Projeto Ópera na Ufrgs, fez parte do elenco como a personagem Messaggiera – L’Orfeu de Monteverdi, sob regência de Diego Schuck.  Atuou como solista na 4ª edição da temporada 2013 do Programa Quinta Sinfônica da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul, dando vida a Cigana Candela de “El amor brujo” de Manuel de Falla, sob regência de Manfredo Schmiedt.

Cantou, também como solista, o Magnificat de Bach, com a Orquestra Unisinos Anchieta, sob regência de Evandro Matté.  Participa como solista do Projeto Vésperas (Secretaria do estado da cultura), cantando as seguintes obras: Vesperae Solennes de Confessore KV 339 de Mozart, Missa Brevis KV 49 de Mozart, Gloria RV 589 de Vivaldi e Stabat Mater RV 621 de Vivaldi. Atualmente, estuda canto lírico com o barítono Carlos Rodriguez, com enfoque na técnica e interpetação do repertório operístico.

Eduardo Bighelini, tenor

Gaúcho de Porto Alegre, iniciou seus estudos com o tenor Decápolis de Andrade (1985-2003), maestro Gervásio Lemos (1985-1988) e com o Prof. Sílvio Corrêa (2004-2013). Realizou diversos cursos de aperfeiçoamento com renomados professores, dentre eles com Luciano Pavarotti (1998). Conquistou alguns prêmios ao longo de sua trajetória, como: Melhor intérprete no Concurso Internacional OSCAR DELLA MÚSICA ITALIANA (2002), Concurso Decápolis de Andrade/UCS/RS (2003), Concursos Internacionais Bidú Sayão / Belém/PA (2004/2005) e Maria Callas/Jacareí/SP(2005). Atuou como solista em eventos importantes com Bibi Ferreira, Yamandu Costa, Borghettinho, Roberto Carlos, participando das seguintes obras : Die Maurerfreude - Kv. 471 e Missa da Coroação - Kv. 317 de Mozart, Fantasia para Piano - Opus 80 de Beethoven, Missa em Dó Maior - Opus 86 de Beethoven, Missa Solemnis - Opus 123 de Beethoven, Sinfonia nº 9 em Ré menor - Opus 125 de Beethoven, Missa in tempore belli...“Paukenmesse" de Haydn, Carmina Burana de Carl Orff, Cantata BWV 137 de J.S. Bach, Magnificat - BWV 243 de Bach, Te Deum de Bruckner, Requiem de Verdi, Missa San Ignácio de Domenico Zipoli, Oratório São João Batista e Oratório Sermão da Montanha de Léo Schneider, Missa Criolla e Navidad Nuestra de Ariel Ramirez, – Natal Luz Gramado/RS - “Nativitaten” (2003/2004/2007/2008) e Natal Luz 2007 de Erechim/RS, Maratona Musical OSPA(2008/2009/2010) sob as batutas de Manfredo Schmiedt e Isaac Karabtchevsky. Participou do concerto de inauguração do Anfiteatro Casa das Artes de Bento Gonçalves/RS com a OSUCS (2009). Possui participações em CD e DVD de diferentes gêneros musicais. Gravou o DVD Tributo à Léo Schneider * 100 anos (2010), idealizado pela organista internacional Anne Schneider, sendo indicado ao Prêmio Açorianos de Música em Abr/2011. Em Out/2011 participou do Concerto "VIDEO GAMES LIVE - BRASIL", o maior evento de game music do mundo,com a Orquestra Villa Lobos no Teatro do SESI/RS, sob a regência de Wataru Hokoyama. É um dos cantores profissionais mais requisitados do Estado unindo versatilidade e muito refinamento em suas interpretações.

Daniel Germano, baixo

Daniel Germano iniciou seus estudos no Coro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Em 2012, especializou-se em canto lírico pelo conservatório Antônio Buzzola, em Adria (ITA). Na Europa, foi Don Basílio nas montagens do Barbeiro De Sevilha em Parma e Bologna e solista de inúmeros concertos sacros em cidades como Vicenza e Rovigo.
Como solista, tem interpretado obras como: Requiem e Missa da Coroação de Wolfgang Amadeus Mozart; Requiem de Giuseppe Verdi; Missa em Sol de Franz Schubert; Paixão Segundo São João e Magnificat de Johann Sebastian Bach; Messias de Georg Friedrich Handel; Oratório de Natal de Camille Saint Saëns; Missa in Tempore Belli de Joseph Haydn; Ein Deutsches Requiem de Johannes Brahms; Missa em Dó Maior e IX Sinfonia de Ludwig van Beethoven. Seu repertório é composto por obras de Bach, Mozart, Beethoven, Donizzetti, Massenet, Rossini, Brahms, Schumann, Puccini e Verdi, entre outros.
Germano foi semifinalista do VI Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão, e já atuou nas montagens de óperas como Carmela (Araújo Vianna), Don Giovanni (Leporello), O Barbeiro de Sevilha (Basilio), Die Zauberflöte, (Erster Priester), e Romeo et Juliette (Paris), entre outras. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário