" Deixe que cada um exercite a arte que conhece." (Aristóteles)

quarta-feira, 30 de outubro de 2013


Trino Polo e Seprogs realizam workshop Inovattion Day


Na última sexta-feira, dia 25 de outubro, aconteceu o evento Inovattion Day - é inovando que a gente cresce, realizado pelo Trino Polo e pela Seprogs. O vice-presidente da Seprorgs, Marcos Casagrande, abriu o evento com suas saudações. Após, Alexandre Blauth, Excutive Partner para a Região Sul do Gartner, empresa líder mundial em pesquisa, palestrou em uma Reunião-almoço sobre "Inovação e novas tecnologias", mencionando suas experiências profissionais e sobre tendências tecnológicas.

As 14h teve a abertura do workshop, com o presidente do Trino Polo, Antonio Augusto Tessari, e sete palestrantes tiveram 20 minutos cada para apresentar seus temas. Sandro Cortezia, sócio-diretor da empresa Venti Inteligência em Projetos, falou sobre "Mas afinal, o que é inovação?"  destacando o conceito de inovação, discernindo a radical da incremental. Após, Greice Rossi (IEL/RS) falou a respeito de "Inovação como estratégia", concluindo que as empresas devem ter um objetivo comum para planejar a inovação.

Em seguida, Tito Grillo (NAGI/PUCRS), palestrou o tema "Inovação e Performance Organizacional", evidenciando que as empresas devem inovar para continuar competitivas no mercado. Depois, Eduardo Toma (Inventta), apresentou o assunto "Processo de Inovação: pensar criar e modular o novo", essa apresentação sugere que em um processo de inovação, deve-se pensar no emocional, no desejo das pessoas e na interação delas, é um processo exploratório e complexo. Em seguida, obteve um intervalo para um coffe break.

A partir das 16h, Gustavo Schenek Moreira  (Sebrae), assumiu o tema "Recursos para Inovação", apontando as principais fontes de recursos para área, como, FINEP, CNPq, FIERGS, BNDES, Sebrae, Badesul e Fapergs, acentuando que 60% dos projetos escritos não passam da fase pré-qualificação e mais de 50% são filtrados na fase de avaliação do mérito.

O tema de Marcos dos Santos (Promob), era " Desenvolvendo uma cultura de inovação", ele salientou como todos os funcionários de uma empresa, são importantes para contribuição no ciclo de inovação. O último palestrante do dia foi Alan Braz (IBM), seu assunto era "Dados podem mudar o jogo", ele contextualizou o case #eitreinadores, um projeto da IBM que teve grande repercussão, pois lida com cinco tendências de inovação de tecnologia. No término do workshop, foi realizado um painel de perguntas e resposta com os sete palestrantes, mediante pelo Maurício Renner, do site Baguete.

O InovationDay teve como apoio o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Patrocínio Ouro de JDB, Promob e Powersolutions e Patrocínio Prata de Cigam, Círculo Operadora de Saúde, Conecta Softwares, DBit, Decisão, Flexxo, Núcleo, Otimiza, Sescon Serra Gaúcha e Sil Sistemas.

Fonte: Trino Polo
Foto: Jonas Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário