" Deixe que cada um exercite a arte que conhece." (Aristóteles)

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

TecnoUCS

 Caxias terá Parque Científico e Tecnológico

Espaço ao lado da UCS foi decretado de utilidade pública pela administração municipal


 A construção de um Parque Científico e Tecnológico da Serra foi anunciada oficialmente pelo prefeito Alceu Barbosa Velho na noite de terça-feira (01), durante a Mercopar.

De acordo com Alceu, a prefeitura já decretou como de utilidade pública a área que deve abrigar a estrutura do “TecnoUCS”. O espaço fica ao lado do Centro de Biotecnologia da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Ao todo, 27 hectares estariam reservados para o empreendimento. A UCS é dona de 18, e a área restante seria adquirida pela prefeitura. “O primeiro passo já foi dado, agora começa o processo de desapropriação”, explica Alceu.
O prefeito afirma que o município estuda indenizar os proprietários do terreno, e levantar o restante da verba para o Parque por meio de parcerias com governo do Estado e privada.
“O que eu posso dizer é que esse é um caminho sem volta. Tem um longo caminho pela frente, é um investimento muito grande. Mas existe dinheiro para isso e o Estado demonstrou boa vontade”.
Para Alceu, a construção de um Parque Científico é fundamental para o desenvolvimento da cidade. “O objetivo é trazer inovação, novas empresas e tecnologia de ponta. Temos que evoluir, em parceria com a academia. A Unisinos, hoje, tem uma empresa de R$ 50 milhões, quase em funcionamento, na área da informática”, exemplifica. 
A verba para o empreendimento também deve vir do governo federal e da própria universidade, segundo o coordenador de Inovação, Desenvolvimento e Extensão da instituição, Marcelo Nichele. Ele afirma que um projeto base para o Parque já está pronto. “Já temos esse projeto internamente, agora estamos aguardando a analise da prefeitura e da CIC, para definirmos parcerias”.
Marcelo diz que o TecnoUCS se centraria em três áreas básicas de pesquisa. “A princípio, seria focado em tecnologias embarcadas, com foco na automobilística pesada, que é bem forte da cidade; na biotecnologia, em que a UCS é referência; e na informática, com base no que ficou acordado com a prefeitura”, explica.
Após a fase de captação de recursos, o plano é que uma empresa seja contratada pela universidade para dar início às obras. Tanto Alceu quanto Marcelo acreditam que o processo esteja concluído até o final de 2014.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário