" Deixe que cada um exercite a arte que conhece." (Aristóteles)

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Desenvolvimento Cultural

MÚSICA ÀS 12H30

Caros amigos, terça-feira, dia 05 de novembro, acontece a edição de novembro da série "Música às 12h30"com o recital "Made in America: canções norte-americanas para voz e piano" com a soprano Stephanie Tingler (EUA) e o pianista Fernando Rauber Gonçalves. 
 

 No repertório deste concerto, serão apresentadas spirituals e canções norte-americanas dos compositores Uzee Brown, Hall Johnson, Undine Smith Moore, Richard Hundley, Mary Howe,   Samuel Barber, Eric Ewazen e John Duke.

Essa é uma iniciativa do Curso de Licenciatura em Música e da Orquestra Sinfônica da UCS.

A "Música às 12h30" é um momento musical, no intervalo do almoço, aberto à comunidade em geral, com entrada franca.

sobre os artistas:

Dra. Stephanie Tingler, considerada recentemente como “extraordinária” pelo compositor, libretista e produtor Sheldon Harnick, interpretou importantes papéis operísticos, tais como a “Rainha da noite” na Flauta Mágica (Mozart), “Adina” no Elixir do Amor (Donizetti) e Nanneta em Falstaff (Verdi), bem como papéis no teatro musical. Estagiou na Lyric Opera of Cleveland e já se apresentou com diversas companhias de óperas e em concertos de árias com a Athens Symphony Orchestra e com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Como solista, colaborou com os maestros Gary Sheldon, Albert Ligotti, John Gordon Ross, Yoel Levi, Erich Kunzel e Carl Topilow.

Reconhecida como uma intérprete excepcional do repertório de canções, foi escolhida para participar do prestigioso Cleveland Institute of Music Art Song Festival, e realizou recitais pelo meio-oeste e sudeste norte-americano com programas e formações instrumentais diversas. Foi selecionada para apresentar-se no Festival of Women Composers Internacional, na Southeastern Women’s Studies Association, e no concerto inaugural da Temple United Methodist Church Concert Series em San Francisco. Tingler colaborou com os grupos Georgia Guitar Quartet, Georgia Brass (sob a direção de Fred Mills), com o trompetista Ross Beacraft, oboísta Richard Killmer, flautista Ronald Waln, clarinetista Theodore Jahn, violinista Michael Heald e com a contrabaixista Kathleen Horvath.

Além de sua carreira como intérprete, também tem sido reconhecida como professora, pesquisadora e escritora. Dr. Tingler realizou master classes de canto em diversas instituições nos Estados Unidos e também no Brasil, apoiada pelo Ministério da Cultural e pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Seus artigos sobre pedagogia vocal e bem-estar foram publicados em diversos periódicos, e tem apresentado palestras sobre questões de saúde cruciais para cantores e outros profissionais que utilizam a voz.
Seus artigos sobre os compositores Oley Speaks, a soprano Margaret Speaks e o tenor John McCormack foram publicados em 1999 pela Oxford University Press e premiados com a Dartouth Medal pela American Library Association como prêmio de melhor obra de referência inédita publicada nos Estados Unidos.
Stephanie Tingler tem diplomas em literatura inglesa e americana pela East Carolina University e em Vocal Performance pela Northern Kentucky University. É mestre de música pelo Cleveland Institute of Music e Doctor of Musical Arts (DMA) pela Ohio State University. Leciona na Georgia School of Music desde 1992, instituição na qual dá aulas de canto e pedagogia vocal na graduação e pós-graduação.

Fernando Rauber Gonçalves
Natural de Porto Alegre, Fernando Rauber Gonçalves é docente no Curso de Licenciatura em Música da UCS e pianista da Orquestra Sinfônica da UCS. Desenvolve intensa atividade de música de câmera com diversos instrumentistas e cantores do estado. Durante os anos de 2009 e 2012, foi também pianista do Coro Sinfônico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Cursa Doutorado em Música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob a orientação artística de Ney Fialkow e acadêmica de Cristina Capparelli. Nesta mesma instituição, obteve os títulos de bacharel e mestre em música. Em 2006, interpretou o Terceiro Concerto para piano e orquestra de Bela Bartók com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre sob direção do maestro Cláudio Ribeiro, como premiação no concurso Jovens Solistas da OSPA.  Em 2007, foi bolsista do Chautauqua Summer Music Festival em Chautauqua, NY, Estados Unidos. Participou como pianista acompanhador do II e III Festival de Música de Câmara da UCS, e colaborou nos últimos anos com diversos grupos camerísticos, dentre eles o Trio Antares, o Trio a Tempo, o Quinteto de Sopros 4.1 e Quinteto de Metais de OSUCS.

Serviço:
Evento: Música às 12h30min - 
 recital "Made in America: canções norte-americanas para voz e piano" 
com a soprano Stephanie Tingler (EUA) e o pianista Fernando Rauber Gonçalves. 
hora: 12h30min
Local: Palco do UCS Teatro - Cidade Universitária - Caxias do Sul - RS
Data: 5 de novembro de 2013 - terça-feira

Nenhum comentário:

Postar um comentário