" Deixe que cada um exercite a arte que conhece." (Aristóteles)

sexta-feira, 8 de março de 2013

Projeto de Inovação

Projeto LACOS II receberá laboratório móvel

 

O Projeto Lagoas Costeiras II, receberá em cada município um veículo modelo Kombi, equipado com diversos materiais, como: microscópio, pluviômetro, higrômetro, bússola, herbário didático, mapotecas, e pôsteres temáticos. Os itens servirão para uso didático das escolas municipais de ensino fundamental.

A entrega do laboratório móvel no município de Palmares do Sul, ocorrerá no dia 11  de março, às 16 horas. Em Balneário Pinhal, a entrega será efetuada no dia 12 de março, às 9 horas, e em Cidreira, às 14 horas.  


O coordenador do projeto, professor Alois Shafer, destacou que é mais uma ação que demonstra o quanto o LACOS é importante na preservação de recursos hídricos, e que está satisfeito com os resultados, com o trabalho e com o reconhecimento nacional do projeto.

Em abril, os municípios também receberão o material produzido pelos pesquisadores do projeto: o Atlas Sociambiental, o Caderno de Atividades de Educação Ambiental e o Manual de Gestão dos Recursos Hídricos.

Os laboratórios móvel possuirão: 1 microscópio com kit de lâminas e lamínulas; 1 estereomicroscópio; 1 kit didático de lâminas prontas 3 ermômetros min/máx; 1 anemômetro; 3 bússolas; 1 higrômetro; 3 pluviômetros; 30 lupas de mão; 1 conjunto de análise de água, solo e ar; 3 prensas para herborização de plantas; 1 trena; 1 balança; 1 mapoteca com 15 mapas gerais; 1 globo terrestre; 1 tabela periódica 90x120; 1 caixa de indicadores de ph; 1 conjunto de 15 banners temáticos; 1 conjunto de modelos didáticos ( de 1 célula animal, 1 célula vegetal, 1 folha, 1 flor, 1 cloroplásto e 1 inseto); 1 coleção de rochas; 1 coleção de pegadas de animais; 1 caixa surpresa; 1 herbário didático; 1 coleção de conchas; 1 coleção de macroinvertebrados; 1 gerador eólico; 1 conjunto de lâmpadas a base de energia solar; 10 quebra-cabeças; 5 jogos do projeto lagoas costeiras; 1 Atlas Socioambiental; 1 caderno de atividades de educação ambiental; 1 agenda 21 escolar; 1 manual com todos os equipamentos relacionados.

O Projeto Lagoas Costeiras, é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental, o LACOS, já está em sua segunda edição com a participação de pesquisadores UFPel e UFRGS. O projeto que será finalizado em abril deste ano auxilia na implementação da gestão sustentada em recursos hídricos.

Foto: Acervo do Projeto LACOS

Saiba mais sobre o projeto: http://www.ucs.br/site/projeto-lagoas-costeiras/

Nenhum comentário:

Postar um comentário