" Deixe que cada um exercite a arte que conhece." (Aristóteles)

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Projetos de Inovação


Projeto LACOS II vence o Prêmio Agência Nacional de Águas na categoria Ensino.


Na noite desta quarta-feira, dia 5 de dezembro, no auditório da Caixa Cultural, em Brasília, foram conhecidos os vencedores do Prêmio ANA - Agência Nacional de Águas. O projeto Lagoas Costeiras – LACOS II, venceu na categoria Ensino. Nesta categoria, também eram finalistas a Escola Estadual Pedro Elias Albuquerque Pereira, de Roraima, e a Universidade Federal da Bahia.

Estiveram presentes na solenidade de premiação, o reitor Isidoro Zorzi, o coordenador do projeto, professor Alois Eduard Schäfer, as professoras Rosane Lanzer e Luciana Scur, além da técnica Francieli Sbersi.

O projeto é desenvolvido pela UCS, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental e está implementando a gestão sustentada dos recursos hídricos nos municípios de Cidreira, Balneário Pinhal e Palmares do Sul.

Na primeira etapa do projeto, entre maio de 2007 e maio de 2009, foram executadas ações nos municípios de Mostardas, Tavares, São José do Norte e Santa Vitória do Palmar.

Na foto, o coordenador do Projeto LACOS II, professor Alois Eduard Schäfer, recebe o prêmio das mãos do senador Romero Jucá (o último à direita), observado pelos pesquisadores do Projeto - Luciana Scur, Rosane Lanzer, Francieli Sbersi, e pelo reitor Isidoro Zorzi.

Foto: Flávio Serra/Banco de Imagens ANA 

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Desenvolvimento Cultural

UCS AUTORES - 12 de dezembro de 2012

Apresenta:
Livro: Alcova do Anjos
Autor: Adriano Moreira

ESPERAMOS POR VOCÊ!

Cinema

AGENDA DO MÊS DE DEZEMBRO DE 2012 UCSCINEMA

Pro- Reitoria de Pesquisa,Inovação e Desenvolvimento Tecnológico - PPID
Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico - CIDT
Setor de Desenvolvimento Cultural - SDEC

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012


Editais e Eventos Divulgados em Novembro de 2012

Projetos de Inovação

Projeto Lagoas Costeiras II concorre ao Prêmio ANA


Os vencedores do Prêmio ANA - Agência Nacional de Águas, serão anunciados quarta-feira, dia 5 de dezembro, no auditório da Caixa Cultural, em Brasília. O projeto Lagoas Costeiras II - LACOS II é finalista na categoria Ensino.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012


Inscrições para o Programa Ciência Sem Fronteiras se estende até dia 14 de janeiro.


O programa do Governo Federal, Ciência Sem Fronteiras, incentiva e financia oportunidades de intercâmbios acadêmicos e científicos. As inscrições para bolsas de estudos no exterior, são recebidas até dia 14 de janeiro. Os interessados poderão obter informações no Portal do Programa Ciência Sem Fronteiras e preencher as informações cadastrais. 

A Bolsa Graduação Sanduíche são oferecidas nos seguintes países: Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Coreia do Sul, Holanda, Reino Unido, Espanha, França, Hungria, Japão, Suécia e Portugal. Os acadêmicos selecionado serão beneficiados com o auxílio-instalação no exterior, bolsa mensal, pagamento de taxas acadêmicas, entre outras despesas.

Os universitários da UCS que possuem interesse em candidatar-se a uma das bolsas devem buscar informações no Escritório de Intercâmbios da Assessoria de Relações Interinstitucionais e Internacionais, na Central de Atendimento, na Cidade Universitária, ou pelo telefone (54) 3218-2598 ou pelo e-mail esin@ucs.br.


Desde 2011 a UCS participa do Programa, sendo que cerca de 50 alunos já foram concebidos com bolsas de estudos.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012


Desenvolvimento Cultural

Os acordes da Educação Musical na UCS


A construção do processo 
de ensino e aprendizagem 
também passa pelas 
notas musicais


     Ela está presente em casa, no trabalho, nas lojas, nos bares, nos consultórios médicos, nos recreios escolares. A música faz parte da nossa vida, e da Universidade de Caxias do Sul também. Em 1967, a Escola Municipal de Belas Artes de Caxias do Sul, cuja finalidade era difundir as artes musicais e as artes plásticas, foi incorporada à UCS. 
   Desde então, a Universidade vem contribuindo para a formação integral do indivíduo, por meio do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação. 

Formação desde a infância

      De mãos dadas. Foi assim que Larissa Feltes, nove anos, chegou com o pai Joel para mais uma aula na Escola de Música UCS/LionsEduC, que iniciou as atividades em agosto do ano passado, no Campus 8, em Caxias do Sul, para oportunizar a crianças e adolescentes o contato com a música erudita. A mesma mão que segurava a do pai se mostra ágil ao aprender sobre a arte e a técnica de tocar violino, instrumento escolhido pela aluna do 4º ano do Ensino Fundamental. A pequena deixou de ado o ballet para se dedicar à música. “Gostei mais de tocar violino. E já participei de apresentações.”