" Deixe que cada um exercite a arte que conhece." (Aristóteles)

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

LPHA confraterniza o encerramento dos protocolos Nisdi: Lilac Places, e comemora 10 anos de sua atividade

Na última sexta-feira, dia 14 de dezembro de 2012, ocorreu uma confraternização do UCS Consórcio de Sítios de Pesquisa pelo encerramento dos protocolos Nisdi: Lilac Places os quais foram desenvolvidos durante 10 anos no LPHA (2002 a 2012). A comemoração também foi mencionada pelo aniversário de 10 anos das atividades do LPHA (Laboratório de Pesquisa HIV/AIDS). 

O protocolo iniciou as 16 horas no Auditório do Bloco S, na UCS, aonde ocorreu a abertura do evento e pronunciamento de algumas autoridades, coordenação do LPGA, sítios de pesquisa participantes do UCS CS (UCS - Consórcio de Sítios), entregas de certificados, encerrando o evento com um coquetel de confraternização. 

O UCS Consórcio de Sítios de Pesquisa (UCSP), foi instituído em 2002, pelo Dr. Ricardo da Silva de Souza, no intuito de conduzir os Protocolos de Pesquisa NISDI (NICHD International Site Development Initiative) patrocinados pelo NICHD (National lnstitute of Child and Health Development). Simultaneamente, foi criado o Laboratório de Pesquisa em HIV/AIDS (LPHA) para gerenciar a condução dos Protocolos NISDI e prover suporte administrativo e logístico ao UCSP. 

Os protocolos tinham como objetivo principal escrever as características demográficas e clínicas de mulheres infectadas e crianças expostas ou infectadas pelo HIV. Durante a condução dos Protocolos NISDI, 1229 mães infectadas e 1629 crianças expostas ou infectadas pelo HIV foram avaliadas nos países da América Latina e Caribe, sendo 226 pelo UCSP. Todos os pacientes foram beneficiados pelo acesso a métodos diagnósticos e abordagens clínicas interdisciplinares não disponíveis na rotina dos serviços de saúde participantes. Em termos científicos, foram geradas 18 publicações em periódicos internacionais, descrevendo os avanços na compreensão da infecção de mamães infectadas e crianças expostas e infectadas pelo HIV e cerca de 20 artigos estão sendo finalizados para submissão.

Informações sobre outros estudos e pesquisas desenvolvidos pelo LPHA podem ser obtidas pelo site www.ucs.br/lpha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário