" Deixe que cada um exercite a arte que conhece." (Aristóteles)

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012


Desenvolvimento Cultural

Os acordes da Educação Musical na UCS


A construção do processo 
de ensino e aprendizagem 
também passa pelas 
notas musicais


     Ela está presente em casa, no trabalho, nas lojas, nos bares, nos consultórios médicos, nos recreios escolares. A música faz parte da nossa vida, e da Universidade de Caxias do Sul também. Em 1967, a Escola Municipal de Belas Artes de Caxias do Sul, cuja finalidade era difundir as artes musicais e as artes plásticas, foi incorporada à UCS. 
   Desde então, a Universidade vem contribuindo para a formação integral do indivíduo, por meio do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação. 

Formação desde a infância

      De mãos dadas. Foi assim que Larissa Feltes, nove anos, chegou com o pai Joel para mais uma aula na Escola de Música UCS/LionsEduC, que iniciou as atividades em agosto do ano passado, no Campus 8, em Caxias do Sul, para oportunizar a crianças e adolescentes o contato com a música erudita. A mesma mão que segurava a do pai se mostra ágil ao aprender sobre a arte e a técnica de tocar violino, instrumento escolhido pela aluna do 4º ano do Ensino Fundamental. A pequena deixou de ado o ballet para se dedicar à música. “Gostei mais de tocar violino. E já participei de apresentações.” 

       Segundo o pai, a aprendiz também participa de um grupo de escoteiros, no qual alia às atividades os ensinamentos adquiridos nas aulas de música do professor André Coimbra Meneghello: concentração, inter-relacionamento, coordenação motora e trabalho em equipe. Joel enfatiza a importância de os pais incentivarem os filhos para a arte. “Acredito que com isso ela poderá alcançar melhor seus objetivos, com mais foco e criatividade.” O professor André, que também é músico da Orquestra Sinfônica da UCS, passa para os seus jovens alunos que “aprender música é como aprender a falar: primeiro se escuta, depois se repete e, 
por fim, se criam as frases.” 
     Larissa integra o grupo de 20 alunos, entre 8 e 12 anos de idade, que frequenta semanalmente as aulas da Escola de Música. Por meio de uma parceria com o Lions Clube de Caxias do Sul Educação e Cultura - LionsEduC, a UCS concede aos alunos participantes da Escola bolsas para aprenderem a tocar instrumentos de corda: viola, violino ou violoncelo. 
       Além de oportunizar o contato com a música erudita a essas crianças e adolescentes, a Escola também visa à formação de músicos, com o intuito de aumentar a equipe da Orquestra Sinfônica da UCS. 

A música como profissão 

      O violino também foi o instrumento escolhido por Rodrigo Duarte Maciel, 25 anos. E a história dele com a música começou quando o caxiense tinha apenas sete anos de idade e fazia aulas de piano. Mas as teclas não eram o seu forte. O que ele queria mesmo era tirar notas de um violino. Mas isso veio mais tarde, aos 12, quando conseguiu uma bolsa para estudar na Sociedade de Cultura Musical, entidade que daria 
origem à Orquestra Sinfônica da UCS (Osucs). 
      Daí para a frente, o caminho de Rodrigo foi trilhado ao som de muitos acordes, mas Rodrigo ainda não 
pensava em seguir carreira na música. Para ele era apenas um hobby. “Estava pronto para ingressar num curso técnico na área de metalurgia. Aí veio um convite da Orquestra Sinfônica da UCS para eu realizaralgumas participações em concertos e segui um outro rumo.” 
     A sua performance rendeu-lhe uma vaga de estagiário no grupo e, em 2005, conseguiu ser efetivado como músico. “Hoje, quando perguntam qual é a minha profissão, respondo ‘músico, com muito orgulho’.” É nos ensaios semanais que o violinista encontra espaço para trocar ideias com os companheiros de Orquestra, discutindo novidades  sobre a música e as suas variadas interpretações e composições. “É um ambiente muito rico, que só engrandece o trabalho e a vida da gente e de quem nos prestigia nas apresentações.”

Os primórdios da Orquestra

      A criação da Osucs começou com uma parceria mantida pela UCS com a Orquestra de Concertos de Caxias do Sul, responsável pelas apresentações musicais ainda na década de 1990. Com o passar dos anos, essas atividades intensificaram-se, até que, no ano de 2001, levando em conta a importância da formação artística-cultural da cidade e da região, a Universidade criou a sua própria orquestra, através da realização de um acordo com a Sociedade de Cultura Musical de Caxias do Sul, então mantenedora da orquestra de concertos da cidade.
      Segundo o coordenador-geral da Osucs, Moacir Lazzari, que acompanha as atividades da Orquestra desde a sua criação, “com a Orquestra, a UCS também oferece à comunidade música de boa qualidade, que eleva o ser humano e o instiga a ampliar os horizontes com sensibilidade. Além disso, o trabalho conjunto dos setores da Universidade permite levar essa boa música para toda a região de abrangência”.

Licenciatura em Música


   A musicalização contribui para o desenvolvimento cognitivo, linguístico, psicomotor e socioafetivo do aluno. E, partindo dessa premissa, desde agosto do ano passado as escolas públicas e privadas do Brasil devem incluir o ensino de música em suas grades curriculares, cujas atividades podem ser integradas ao ensino de arte. Essa é uma exigência que surgiu com a lei 11.769, que determina que a música deve ser conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica. Nesse novo cenário educacional, a formação de professores qualificados para atuar no processo de ensino e aprendizagem musical tornou-se uma necessidade. Por isso, em 2010, a UCS retomou sua trajetória musical ofertando o curso de Licenciatura em Música, no Campus 8, em Caxias do Sul. 

    Ricardo Luis Bigarella é um dos 96 alunos matriculados neste semestre. Os avós, músicos em Nova Pádua, tiveram um papel importante para a formação dele. As reuniões de família, sempre regadas com muita música e cantoria, influenciaram o então menino a tocar um instrumento. E os sons produzidos pela gaita de boca foram os que seduziram os seus ouvidos. 

      A carreira como gestor na área metalmecânica fez com que a música permanecesse como lazer, porém, o amor pela arte jamais esmaeceu. Tanto que, em 2003, Ricardo decidiu abandonar o cargo executivo para ser sócio de uma escola de música, em Caxias do Sul, e se dedicar à educação musical. Aos 42 anos de idade, o descendente de italianos viu, na implantação do curso de graduação, a chance de se qualificar para o ensino de música. “Conheci outros cursos de música e, sem dúvida, o da UCS é o mais qualificado, tantoem termos de corpo docente quanto em infraestrutura. Os professores têm prática e são apaixonados pelo que fazem. Tento passar isso para os meus alunos também.” Integrante da primeira turma, o acadêmico escolheu estudar violão no curso que oferece também a prática em percussão, canto e teclas. O brilho no olhar de Ricardo se intensifica quando ele declara: “Sou muito privilegiado. Poucas pessoas conseguem trabalhar, estudar e ter como lazer algo que amam.”


      A previsão é que Ricardo e os outros alunos da primeira turma concluam o curso no final de 2014. Para a coordenadora do curso, professora Patrícia Pereira Porto, “o conhecimento dos alunos amplia-se com a vivência da música. Por isso, o nosso curso oferece a formação instrumental e a pedagógica, complementando-se os conteúdos e instigando a criatividade nos futuros professores.”




Orquestrando a região

      Com a apresentação da “Sinfonia nº 40”, do compositor Wolfgang Amadeus Mozart, a Orquestra Sinfônica da UCS iniciou suas atividades em 22 de novembro de 2001, com o objetivo de fomentar a música de concerto, contribuindo para a construção de uma sociedade que valoriza a cultura musical. Desde então, o grupo da Osucs busca o constante aperfeiçoamento de seus integrantes, desenvolvendo trabalhos com maestros e solistas convidados, nacionais e estrangeiros. 



      Hoje, a Orquestra mantém sete programas de disseminação da música erudita, que somam cerca de 700 apresentações realizadas em Caxias do Sul e na região, para um público de mais de 365 mil espectadores. A equipe da Orquestra é composta por 41 músicos que atuam sob a regência de Manfredo Schmiedt, maestro principal e diretor artístico da Orquestra desde 2003. A Osucs conta com o patrocínio do Ministério da Cultura e da Unimed NordesteRS, e com o apoio do LionsEduC e do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs).

      Para colaborar com as atividades da Orquestra, pessoas e empresas podem participar do Projeto “Seja um amigo da Orquestra”. Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet é possível doar uma parcela do Imposto de Renda devido e deduzir o valor no ajuste fiscal do ano seguinte. 

Saiba como participar do desenvolvimento cultural da região, pelo e-mail orquestra@ucs.br 
ou pelo fone (54) 3218.2610.


Matéria extraída da revista Atos e Fatos.Dezembro de 2012.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário